AS MARAVILHAS DO PILATES POR Luana Lys


  • Instagram
  • Sumo

Sobre:
Luana Lys de O. Andrade, 29 anos, graduada em fisioterapia pela UNESA em 2009
Especializada em Pilates pela Ibrafisio e em Neopilates pela Terapyativa.
Trabalha como instrutora de Pilates e Neopilates no Espaço Levity Pilates no Centro do Rio (RJ).


IMG_3127Caros leitores do blog, cá estou para ressaltar as maravilhas do Pilates!

Como instrutora colaboradora começarei explicando, na ordem que costumo utilizar em minhas aulas, que a base do método Pilates repousa sobre 5 princípios, vamos a eles:

CENTRO DE FORÇA (CORE ou POWER HOUSE)
O Centro de Força é essencial, pois consiste em recrutar e ativar os músculos do CORE antes da execução do exercício e através da sua contração muscular manter o corpo estável e forte. O Centro de Força é composto pelos músculos respiratórios, abdominais, vertebrais e Assoalho Pélvico.

CONCENTRAÇÃO “O caminho só se torna caminho quando sabemos aonde queremos chegar”
Ao praticar o Pilates, a concentração é indispensável aliada para a conquista do movimento perfeito, preciso, controlado e equilibrado. A Concentração é a capacidade de foco, ter a mente voltada para um único pensamento, um único ponto.

O CONTROLE ou CONTROLOGIA
É um princípio que requer o domínio sobre os movimentos executados, na minha visão de psicomotricidade, o corpo não se separa da mente, portanto, a contrologia permeia isso, a relação entre o pensar e fazer de maneira totalmente controlada do início ao fim do exercício. O que reflete diretamente na qualidade do movimento e maior captação de fibras musculares! Aquele momento do curso e que posteriormente muitos alunos relataram “SINTO MÚSCULOS QUE EU NEM SABIA QUE EXISTIAM!!!”

PRECISÃO “Os displicentes que me perdoem, mas precisão é fundamental”
Significa o correto posicionamento do corpo e a precisão na execução dos exercícios, garante que os exercícios sejam realizados de forma segura, evita lesões ocasionadas por um movimento displicente, sem domínio. Logo, exigimos poucas repetições focando numa execução de qualidade.

FLUIDEZ “Afinal somos seres tridimensionais”
O Pilates se destaca dos exercícios tradicionais por advento deste princípio, os movimentos são coreografados, iniciam-se no Centro de Força ativado fluindo elegantemente para as extremidades. Sim, há uma corrente de força dentro de você e ela pode sutilmente fluir, sem brutalidade, sem catracas, mas com beleza!

Ao vivenciar o Pilates, pude constar uma melhora muito grande em relação a minha postura, respiração, flexibilidade, consciência corporal e FORÇA! Sim, muita força, pois o Pilates trabalha o corpo como um todo e de repente você se vê em posturas que não julgava possíveis!!! A qualidade muscular não se resume a hipertrofia, é também flexibilidade, saber direcionar, recrutar a sua força para o objetivo certo do movimento. O Pilates contribui para o alinhamento corporal, melhorando assim a postura e equilíbrio.

E o que o faz ser tão maravilhoso?

É que se torna uma atividade prazerosa sem limitações de idade, com raras contraindicações (Ex. gestantes até o 3º mês) e de ampla variedade de exercícios, para uma mente criativa é inesgotável e desafiador!

Em relação aos meus alunos vejo uma constante evolução, desde a ausência das dores corriqueiras, redução do estresse, conseguir abaixar para amarrar os sapatos, uma silhueta mais elegante, um corpo firme, aumento da performance em outras atividades esportivas…Enfim, são muitos os relatos e benefícios!

MOTIVE-SE, MOVIMENTO É VIDA!!!

Por Luana Lys


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *